No dia em que sua matriz, nos Estados Unidos, completa 25 anos, a MTV Brasil está às voltas com uma das maiores polêmicas de sua história. Uma campanha da emissora conclama os jovens brasileiros a caírem na despolitização, votarem nulo e se munirem de armas contra os políticos. Chama-se "Pacto MTV sobre eleições. Prepare ovos, tomates e principalmente, a pontaria".
Diversas entidades juvenis, como a UNE e a Ubes, condenam a alienação pregada pela Music Television - que de música tem cada vez menos. Enquanto a MTV passou estes 25 anos potencializando o pop (gênero de consumo rápido e rala densidade), a juventude brasileira deixou sua marca em lutas como a queda da ditadura militar, o voto aos 16 anos e o impeachment de Fernando Collor. Sem contar as reivindicações nas áreas de cultura e lazer, como a meia-entrada em shows, eventos e espetáculos.
A emissora vai na contramão da História ao se dirigir a essa mesma juventude e pedir alienação política e violência. "Se a MTV rejeita a política como meio de transformação, é incoerente que lute contra drogas, disseminação da aids, racismo e homofobia. Dá para resolver qualquer um desses problemas sem política?", alerta Thiago Franco, presidente da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas). De acordo com o dirigente estudantil, um dos maiores riscos da campanha é não propor "nenhuma saída para além do voto nulo".
Veja matéria no portal Vermelho www.vermelho.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário