15 novembro 2006

Ficção ou reportagem?

Asne Seierstad, autora de
O livreiro de Cabul

Se você está entre os que lêem jornais e revistas com a atenção voltada para a informação, mas também para o estilo, vale conferir esse texto escrito por Marcos Fonseca, na Web Cult, sobre a relação (ou a diferença) entre a ficção e a reportagem no jornalismo moderno. Veja um trecho:

Entre ficção e reportagem, praticamente não há dilema para o jornalista português: ou se faz uma coisa ou se faz outra. Reportagem é jornalismo e jornalismo é notícia objetiva. Assim, colocada dessa forma, sua indefinição foi, de fato, um veredicto. Asne não conseguiu ser tão afirmativa, porque há desvios nesse tipo de discussão e é muito fácil perder-se neles, tanto quanto numa cidade sucessivamente arruinada por comunistas e talibãs, a Cabul da primavera de 2001, cenário de seu livro. Ficou na defensiva ante um auditório que também desconfiou de sua obra, para alguns por demais subjetiva, para outros contaminada de preconceito.

Paraler a matéria clique aqui http://revistacult.uol.com.br/website/site.asp?nwsCode=C1C2851B-83A0-4EE5-BBE1-8DB8ECA91317

Nenhum comentário: