15 maio 2007

Exportando tecnologia

Na Gazeta Mercantil:
Itaipu vende tecnologia à megausina da China
. Depois de segmentos como o calçadista, que há algum tempo exporta mão-de-obra especializada para a China, chegou a vez do setor energético transferir seu conhecimento tecnológico para o gigante asiático. No próximo mês, uma equipe de nove técnicos brasileiros da usina de Itaipu seguirá para aquele país para iniciar o processo de venda e transferência de tecnologia para as áreas de operação e manutenção da hidrelétrica de Três Gargantas, um megaprojeto em construção desde 1993 sobre o rio Yang-Tse e que deve ser concluído em 2009. Com a visita serão detalhados a venda e seu valor.
. "Em 23 anos de funcionamento adquirimos um know-how em operação e manutenção que não existe no mundo. Quando nossa primeira unidade parou para manutenção pela primeira vez, foram mais de três meses para colocar a máquina novamente em operação. Hoje fazemos isso em 11 dias, num dos maiores níveis de eficiência e de disponibilidade de máquinas que existem", diz o diretor brasileiro da binacional, Jorge Miguel Samek. "As turbinas de Três Gargantas são similares às de Itaipu, construídas pelos mesmos consórcios, e têm problemas que para nós já foram resolvidos. Por isso estão pedindo nossa assistência".
. A megausina tirou de Itaipu o título de maior do mundo com suas 32 turbinas de 799 MW e geração de 22,4 mil MW, ante 20 turbinas da binacional, que geram 14 mil MW. O pedido para contratação de técnicos foi feito há uma semana à Eletrobrás.

Nenhum comentário: