17 maio 2007

Exportações: Brasil x China

No Valor Econômico:
. Os produtos de alta tecnologia, como celulares, processadores e computadores portáteis, perderam importância na pauta de exportação brasileira para os dois maiores mercados do mundo, Estados Unidos e União Européia. Nas vendas para os EUA, o percentual desses produtos caiu 16% em 1999 para 7,7% em 2006. Para os europeus, a queda foi um pouco menor, segundo estudo da Fiesp, com base nos dados da Global Trade Internacional Services, obtido pelo Valor. Os produtos brasileiros estão perdendo espaço exatamente para o país que também está vencendo a disputa nos bens baratos: China.
. "A indústria brasileira de alta tecnologia sempre foi muito acanhada. Com o boom das commodities, é natural que esses produtos cedam espaço na pauta", diz Maurício Moreira Mesquita, economista do BID. "Os chineses também contribuem muito para acirrar a competição e dificultar a atração desse tipo de investimento para o país".
. Os chineses estão alterando rapidamente o perfil das exportações, sendo que os produtos de alta tecnologia já responderam em 2006 pela maior parte das vendas: 34,5%.

Nenhum comentário: