A pesquisa científica sempre produz bons resultados no Brasil. Basta que seja incentivada e conte com os recursos necessários.
Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um método para calcular a quantidade de gás carbônico emitida pelas indústrias e apontar maneiras de neutralizar essas emissões, por meio do plantio de árvores ou da adoção de tecnologias que liberem menos gases poluentes, segundo informa a Ciência Hoje On-line. As emissões de gás carbônico pela atividade industrial, como se sabe, são uma das principais causas da poluição atmosférica.
A coisa funciona assim, informa a matéria assinada por Rachel Rimas. Para fazer o cálculo, uma equipe multidisciplinar, composta por engenheiros, biólogos e matemáticos, avalia minuciosamente o processo de produção industrial e identifica os insumos (matéria-prima, maquinário etc.) empregados que demandaram o uso de energia. Ao final, o grupo calcula a quantidade de carbono emitida – em toneladas – em função do total de energia utilizado.
Após a quantificação, a equipe propõe às indústrias alternativas para neutralizar as emissões de carbono, por meio do uso de energia limpa ou do plantio de árvores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário