Informação é poder – ou uma porta à conquista de poder. Informações sobre indicadores econômicos fazem a festa do chamado mercado. Pois bem. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e o Ministério do Planejamento pretendem alterar o prazo de entrega de resultados de pesquisas conjunturais do instituto, como o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a produção industrial e o PIB (Produto Interno Bruto). O objetivo é reduzir o intervalo de tempo da divulgação da informação, considerado exagerado (sic). Atualmente o instituto é obrigado a entregar ao Planejamento os resultados com 24 horas de antecedência.
É que "O Estado de São Paulo" denunciou ontem que os resultados do IPCA de setembro -divulgado quarta-feira – vazaram previamente para operadores do mercado financeiro e tesourarias.
Assunto, este sim, de segurança nacional. Que precisa ser investigado a sério. Se comprovada a denúncia, não será surpresa tal a promiscuidade crônica entre agentes da máquina pública e os interesses privados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário