08 novembro 2007

2008 na ordem do dia


Jornal do Commercio:
Recife e Olinda, as prioridades do PCdoB
Partido realiza conferências municipais sábado, em Olinda, e domingo, no Recife, colocando as “cartas na mesa” para as eleições de 2008
. O próximo fim de semana será de definições para o PCdoB pernambucano. Sábado, o partido realiza conferência municipal em Olinda e, domingo, no Recife. Os comunistas irão analisar o cenário político local, avaliar sua atuação e apontar os rumos da sigla com vistas às eleições de 2008. Também escolherão novas direções municipais. Em Olinda, o PCdoB sinalizará para o lançamento de uma candidatura própria à sucessão da prefeita Luciana Santos que unifique as forças governistas. Já no Recife o discurso é oposto: a legenda deverá aprovar documento que defende múltiplos palanques da base aliada e reafirma a pré-candidatura do vice-prefeito Luciano Siqueira.
. No sábado, cerca de 350 delegados do partido se reunirão, a partir das 9h, no auditório da Aeso. “Faremos um balanço da atual direção e uma discussão da conjuntura. Nesse ambiente, trataremos do nosso projeto eleitoral para 2008, que passa pela manutenção da unidade das forças”, disse o presidente da sigla em Olinda, o deputado estadual Luciano Moura.
. Ele, aliás, é cotado para disputar a prefeitura, assim como o deputado federal Renildo Calheiros e o secretário de Governo, Marcelino Granja. Moura, no entanto, garantiu que a conferência não discutirá nomes para a sucessão. “O importante agora é estarmos focados na gestão”, afirmou. O deputado deverá ser substituído na direção do partido por Sidney Mamede.
. No evento do Recife, que acontece também a partir das 9h, no bloco G da Unicap, estará em discussão uma resolução política pró-candidatura de Siqueira que não deverá encontrar resistência para sua aprovação entre os 400 delegados do Recife. “Nossa conferência eleitoral, que definirá a questão da disputa municipal, acontecerá só no ano que vem. O que faremos agora é uma indicação. Mas já é uma sinalização política clara”, explicou Alanir Cardoso, presidente estadual do PCdoB.
. Segundo Alanir, o partido também deve indicar a perspectiva de uma chapa própria de vereadores. “Mas claro que isso está vinculado à questão majoritária. Se alguma força quiser propor coligação, analisaremos”, contou.
. George Braga, que comanda a agremiação no Recife, revelou que o PCdoB pretende lançar uma chapa proporcional com 56 candidatos, na perspectiva de eleger três ou quatro. Atualmente, a sigla possui apenas um vereador - Vicente André Gomes. “Estamos realizando o maior processo de conferência da história do PCdoB. Reunimos mais de 2200 filiados. É uma resposta grande ao chamamento que o partido faz para nos prepararmos para a disputa de 2008”, avaliou. Tanto Braga quanto Alanir deverão ser reconduzidos às presidências municipal e estadual. Diferente do PT, o PCdoB não tem disputa interna.

Nenhum comentário: