08 novembro 2007

Democracia partidária

Folha de Pernambuco, por Marileide Alves:
PCdoB fará conferência e debaterá sucessão
Nome do vice-prefeito do Recife deve ser consolidado para o pleito
. Enquanto o PT não se define sobre as eleições de 2008, o PCdoB, partido da base aliada, movimenta-se internamente para discutir o pleito e tomar posições. Neste domingo, a legenda irá realizar as conferências municipais em todo o Brasil para fazer um balanço das atividades desenvolvidas nos dois últimos anos, atualizar a agenda de trabalho para o próximo biênio (2008/2010), com ênfase nas eleições do próximo ano, além de eleger os novos dirigentes municipais da agremiação.
. A conferência do Recife, que acontecerá no auditório do bloco G da Católica, a partir das 8h30, tratará também da possível candidatura do vice-prefeito Luciano Siqueira à sucessão do prefeito João Paulo (PT), da política de alianças com o PT e os demais partidos aliados. Nesse sentido, deverá aprovar uma resolução reafirmando o interesse da sigla em ter candidato próprio no município e a necessidade de se examinar a tese de múltiplas candidaturas no campo da esquerda.
. Segundo Siqueira, no exame de cenários “deve-se considerar plausível a hipótese de mais de um nome” para o pleito. “Há uma atualização do cenário político e planejamento do partido. O PCdoB não traça planos à margem desse cenário”, disse. Questionado se sua postulação poderia acarretar “danos” a sua relação com o PT, Siqueira declarou que “nem se Deus e o diabo se unissem seriam capazes de abrir uma fissura entre o PCdoB e o PT e nem entre o vice-prefeito e o prefeito”. “Nossa relação não será afetada sob hipótese alguma”, enfatizou.
. Mais cedo, em entrevista à Rádio Folha 97,6 FM, Siqueira afirmou que “quebrará a cara” quem pensar que a confirmação de sua candidatura causará atrito com João Paulo ou com o PT. O comunista também descartou intriga com o secretário de Planejamento e Orçamento Participativo, João da Costa - o preferido do prefeito para o pleito. “Temos trajetória e estilo diferentes, mas estamos do mesmo lado”, concluiu.

Nenhum comentário: