‘Parar de fumar é ganhar fôlego’
Artigo da CH de novembro apresenta estudo feito no Rio de Janeiro que revelou que mensagens para desestimular o tabagismo surtem resultados melhores quando têm conteúdo positivo.
. “Parar de fumar é ganhar fôlego.” – “Fumar é perder fôlego.” Como duas frases tão parecidas conseguem ajudar de forma tão diferente os fumantes a abandonar o cigarro? Quais os efeitos de mensagens desse tipo nas atitudes individuais? Uma resposta para essas perguntas pode ser encontrada em uma teoria proposta em 1981 pelos psicólogos israelenses Amos Tversky (1937-1996) e Daniel Kahneman.
. A teoria da prospecção (prospect theory), que trata da tomada de decisões em situações de risco ou incerteza, foi depois contextualizada para aplicação na área da comunicação da saúde/políticas públicas pelos psicólogos norte-americanos Alexander J. Rothman e Peter Salovey.
. O principal postulado dessa teoria é o de que o indivíduo escolhe mudar de comportamento levando em consideração não apenas a forma como o problema atual é comunicado (framed), mas também a avaliação que ele faz dos riscos dessa mudança. Para formular a prospect theory, os autores realizaram uma série de 12 experimentos em que os indivíduos participantes foram expostos a duas situações de escolha, com resultados considerados equivalentes.
. Leia a matéria na íntegra http://migre.me/c1JVf
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