O primeiro presidente comunista do Brasil é jornalista por formação e foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), então uma entidade clandestina. Torcedor do Palmeiras, futebol e história são suas paixões.
No gabinete pessoal, Rebelo tem retratos dos comunistas Vladimir Lenin, Josef Stalin e Mao Tse-tung. Para a sala de presidente da Câmara, levou bustos de outros ídolos políticos: Simon Bolívar e Abraham Lincoln.
"Ambos foram homens iluminados que conduziram projetos generosos a seu tempo", avaliou o deputado comunista sobre o general que comandou guerras de libertação na América do Sul e o presidente que venceu a Guerra Civil nos Estados Unidos.
"Abraham Lincoln talvez aconselhasse o presidente George W. Bush a basear o poderio dos Estados Unidos muito mais na crença da liberdade do que no medo diante as ameaças aparentes ou verdadeiras", sugeriu Rebelo.
Na manhã desta sexta-feira (10), Rebelo fez uma palestra na Escola de Guerra da Marinha, Após décadas de clandestinidade, guerrilha e perseguição política, sob duas ditaduras que somaram 30 anos, o comunista Aldo Rebelo prefere valorizar o processo de redemocratização.
"A democracia corresponde ao sacrifício de muitos brasileiros, que a geração de hoje recebe como resultado da luta de muitos que pagaram um preço elevado."
O estatuto do PC do B prega a "conquista do poder político pelo proletariado e seus aliados, propugnando o socialismo científico", mas seus dirigentes admitem que a via democrática pode levar a esse caminho, antes buscado apenas pela revolução.
Para inserir sua opinião, clique sobre a palavra "comentários", abaixo. Você tem a opção de assinar gratuitamente o blog e toda vez que postar seu comentário sua assinatura será imediata. Ou use a use a opção “anônimo”, porém assine ao final do texto para que possamos publicar o que você escreveu. Para enviar um e-mail clique aqui: lucianosiqueira@uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário