10 janeiro 2007

Solano Trindade no Pátio de São Pedro

Do site da Prefeitura do Recife: Muita emoção na homenagem prestada pela Prefeitura do Recife ao poeta negro Solano Trindade, que ficou imortalizada a partir da entrega da escultura do saudoso poeta pernambucano, nesta terça-feira (9), no Pátio de São Pedro. A obra de arte faz parte do Circuito da Poesia que, desde dezembro de 2005, busca resgatar o trabalho e o ideário de marcantes artistas de Pernambuco, através da construção de estátuas em tamanho real em pontos históricos do Recife.

Tradicionalmente, o local recebe a Terça-Negra, mas desta vez o momento especial foi prestigiado pelo vice-prefeito, Luciano Siqueira. “Já tinha muitos motivos para me emocionar quando vinha ao Pátio de São Pedro, agora a estátua de Solano Trindade, esse poeta militante e lutador das causas negras aumentou ainda mais o meu apreço”, disse.

Também presente ao evento, a filha do artista, Raquel Trindade, 70 anos, hoje residente em São Paulo, declamou dois poemas do seu pai e falou sobre a iniciativa da prefeitura. “Só tenho que agradecer ao prefeito João Paulo, homenagear um artista como meu pai, que levou sua arte e luta pelo resto do Brasil e Europa”, falou.

O monumento de Solano Trindade foi desenvolvido pelo artista plástico Demétrio Albuquerque e levou 4 meses para ser concluído. A peça tem 1,60m de altura e foi construída em concreto pigmentado para dar maior vivacidade. “Todo meu trabalho foi recompensado depois de ver a alegria no semblante dos familiares e as pessoas que compareceram”, lembrou Albuquerque.

Na solenidade também estavam presentes a irmã do homenageado, Maria da Penha Ferreira; o neto do artista, Vítor Trindade, que executou poemas musicados do poeta, além de autoridades. A noite continuou com a programação da Terça-Negra, que teve a participação de poetas recitando versos de Solano Trindade e a apresentação de grupos de Afoxé e Maracatu.

Nenhum comentário: