04 maio 2007

A verdade oculta

No Vermelho:
Tucanos teriam manipulado dados sobre criminalidade em SP
. Entre 2004 e 2006, o número de assaltos a bancos no estado de São Paulo foi pelo menos 116% maior do que os divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do governo Geraldo Alckmin. A constatação é de um levantamento feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que sabia que os números anteriores estavam errados, mas calou-se para não prejudicar a campanha de Alckmin à presidência. Agora, exigiu que eles fossem corrigidos.
. O levantamento da Febraban cria um precedente para que se coloque em dúvida outros números sobre a criminalidade divulgados pela polícia paulista que, há quase 15 anos, está sob o comando de governantes do PSDB.
. Para não que não seja novamente “flagrada”, a Secretaria da Segurança Pública ordenou uma devassa nas estatísticas criminais divulgadas pela pasta entre 2004 e 2006.
. O erro pode ter prejudicado parte do planejamento estratégico de combate à criminalidade, pois ele é feito com base na tendência dos crimes revelada pelos dados estatísticos. No caso do roubo a banco, a polícia pensava que ele continuava a aumentar neste ano e, em vez disso, está diminuindo em relação a 2006. Pelos dados antigos da secretaria, o primeiro trimestre do ano passado havia fechado com 29 casos. Neste ano, já havia 58 casos registrados quando o erro foi descoberto. A revisão mostrou 67 casos na capital no primeiro trimestre de 2006 e 74 em 2007.

Nenhum comentário: