23 junho 2007

Intervenção urbana


No Boletim Diário da PCR:
PCR anuncia início da segunda etapa do Corredor Leste-Oeste
. A Prefeitura do Recife dará início à segunda etapa das obras do Corredor Leste-Oeste, com a reconstrução das calçadas e implantação das novas paradas de ônibus na avenida Conde da Boa Vista, no Centro. O anúncio foi feito pelo prefeito do Recife em exercício, Luciano Siqueira, na manhã desta quinta-feira (21), no Marante Plaza Hotel, em Boa Viagem (zona Sul do Recife). Além dessas intervenções, o projeto prevê uma nova concepção urbanística para área, com a implantação de uma faixa exclusiva de ônibus ligando a avenida Conde da Boa Vista à Caxangá, acessibilidade plena para os pedestres e arborização. Trata-se de um investimento na ordem de R$ 12 milhões para melhoria do transporte público na cidade.
. “Nos últimos sete anos, a história do urbanismo no Recife tem sido recuperada, com obras físicas importantes para organizar a circulação de veículos”, disse Siqueira, ressaltando a importância do Corredor Leste-Oeste como uma das maiores obras de acessibilidade no trânsito da cidade. “As primeiras experiências urbanísticas aconteceram no Recife e no Rio de Janeiro, no início do século passado. De lá para cá, o Recife cresceu de forma não planejada e se formou a Região Metropolitana. Mas o prefeito João Paulo tem conseguido fazer as intervenções estruturais adequadas, melhorando a malha viária da cidade”, enfatizou.
. A segunda etapa das obras do corredor terá início na segunda quinzena de julho, com substituição da calçada da avenida Conde da Boa Vista, que seguirá a Norma Brasileira de Acessibilidade (NBR-9050). O novo piso será de concreto intertravado (de encaixe) que permitirá a mobilidade plena dos pedestres, especialmente às pessoas com necessidades especiais. As calçadas ainda ganharão uma estética moderna e colorida, seguindo a tendência atual de urbanização. De acordo com o assessor executivo da secretaria de Serviços Públicos, Amaro João, a requalificação urbana da avenida Conde da Boa Vista e a criação da faixa exclusiva de ônibus ligando a zona Oeste ao Centro do Recife vai facilitar o acesso ao centro comercial da cidade, gerando mudanças na economia do bairro. “O Corredor Leste-Oeste vai ordenar o tráfego de veículos, proporcionando mais fluidez e diminuição no tempo de viagens dos ônibus. Com isso, os usuários do transporte coletivo ganharão mais conforto e rapidez. A melhoria do acesso também deve estimular as pessoas a irem ao centro, dinamizando a economia local”, analisou João.
. A implantação da faixa exclusiva de ônibus beneficiará, diretamente, 900 mil pessoas e 27 mil veículos que circulam na via. Mas a obra não atingirá apenas os recifenses. Passageiros de municípios vizinhos a capital pernambucana, como Camaragibe e São Lourenço da Mata, também serão favorecidos com a intervenção. Pelo trajeto do corredor, atualmente passam 78 linhas de ônibus. “Quero enaltecer mais uma ação da Prefeitura do Recife que tem o objetivo de melhorar a qualidade do transporte público de passageiros”, declarou o presidente da EMTU, Dílson Peixoto, lembrando que o Corredor Leste-Oeste complementa a reestruturação feita na avenida Caxangá, na primeira gestão do prefeito João Paulo.
. O Corredor Leste-Oeste prevê ainda a criação de cinco estações de embarque na avenida Conde da Boa Vista, que receberá iluminação especial. Já o passeio ficará mais arborizado. Cerca de 300 palmeiras reais serão plantadas ao longo do corredor viário. Os comércios formal e informal serão reordenados para garantir legalidade e qualidade aos comerciantes e consumidores. “A Praça do Derby não sofrerá qualquer intervenção. Não terá seu espaço diminuído nem as árvores serão retiradas. Assim como na Conde da Boa Vista, apenas o comércio será ordenado. Ficarão oito barracas em cada margem da praça. Os demais serão retirados”, disse João.
. As obras de Corredor Leste-Oeste tiveram início em março deste ano, com a substituição de placas de concreto na avenida Conde da Boa Vista e no Derby. Até agora, já foram trocadas mais de 320 unidades, mas o trabalho continuará. “Só faremos intervenções nas calçadas onde as placas de concreto já foram trocadas. As obras serão realizadas de forma a causar o mínimo de transtorno possível. Vamos intensificar os trabalhos nos finais de semana e, à noite, fora do horário de pico. Agentes de trânsito vão estar na área ordenando o trânsito e garantindo a fluidez. Para minimizar os transtornos, também investimos em tecnologia para acelerar o processo de cura do concreto”, garantiu Amaro.
Foto: Luciano Ferreira

Um comentário:

Anônimo disse...

Desculpe dizer, mas esse projeto tem algo de estranho. Nos pontos mais estreitos só há espaço para UM ônibus ou carro e não há como mudar de faixa. Assim, se esse carro/ônibus que ocupa a faixa pifar, o trânsito vai parar até ele ser removido.

Desta forma, gostaria de saber como vai ser contornada a estreiteza desses novos corredores.

-- Obrigado pela atenção!