15 DE NOVEMBRO: em 1988 é proclamado o Estado Palestino
Enio Lins*
15 DE NOVEMBRO DE 1988 – Proclamado oficialmente o Estado da Palestina, 40 anos depois disso ter sido definido pela ONU e não efetivado por oposição dos sionistas. E, em 1948, os países árabes se revoltaram pelo fato da terra palestina – ocupada por populações nativas não-judaicas nos últimos 1.878 anos, desde o ano 70 – perdesse 51% de sua área para o recém-inventado Estado de Israel.
Depois de 40 anos de perseguições dos sionistas e de terem a maioria de suas terras tomadas pelos israelenses, em 15/11/1988, os palestinos ousaram cumprir a determinação das Nações Unidas. Como muitas de suas lideranças já haviam sido mortas, presas ou expulsas de suas terras originais, o Estado da Palestina foi proclamado no exílio, em Argel (capital da Argélia). A nação palestina recuava naquela ocasião para um perímetro definido pela Guerra de 1967, área bem menor que a estabelecida pela ONU em 1948.
Por conta das pressões de Israel (com apoio dos Estados Unidos) a Palestina nunca foi reconhecida como Nação e Estado. Agora corre o risco de sumir definitivamente do mapa, depois do massacre (mais um) que está sendo feito pelos israelenses contra a população de Gaza.
*Arquiteto, jornalista, cartunista e ilustrador
Arte é vida: uma obra de Raul Córdula https://bit.ly/3VnqrBa
Nenhum comentário:
Postar um comentário