04 fevereiro 2026

Lula nas redes

Lula lidera presença digital em 2025 entre os postulantes ao Planalto
Presidente tem a maior pontuação da pesquisa Nexus entre 11 nomes analisados para a disputa presidencial. Foram observadas as plataformas X, Facebook, Instagram, YouTube e TikTok
Murilo da Silva/Vermelho  

A presença digital do presidente Lula (PT) é maior entre os pré-candidatos à presidência da República. De acordo com o instituto de pesquisa Nexus, da FSB Holding, a presença de Lula nas redes sociais em 2025 possui um Índice de Relevância das Redes (IR² Nexus) de 79,92 pontos, entre 0 e 100.

Foram 11 nomes analisados durante todo o período do ano anterior nas plataformas X, Facebook, Instagram, YouTube e TikTok. A notícia contrasta com análises que indicam que a esquerda tem pouca presença nas redes e demonstra que Lula se mantém forte no mundo digital.

O presidente alcança as maiores pontuações no Facebook, Instagram e TikTok. Nesta última plataforma, Lula chega a 97,98 pontos, mais do que o dobro da registrada por Eduardo Bolsonaro (PL), que vem na segunda posição geral e tem as maiores presenças no X e no YouTube.

Inclusive, a plataforma focada em vídeos é um ponto de atenção para Lula e onde o presidente apresenta pior desempenho, com 60,74 pontos.

Como já mencionado, na segunda posição geral com 62,42 pontos está o ex-deputado Eduardo Bolsonaro, que fugiu para os Estados Unidos com medo de eventuais processos penais. Em certo momento o seu nome foi aventado como pré-candidato, algo hoje impensável dados os prejuízos que trouxe ao Brasil ao incentivar o tarifaço contra o Brasil.

Depois dele vem o seu irmão, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), com 57,71 pontos. Ele, que se lançou como pré-candidato com a bênção do pai, Jair Bolsonaro, tenta amealhar apoio à sua candidatura, ou arrastá-la até que se obtenha alguma vantagem ao tirá-la de campo. No segundo semestre de 2025, após se colocar na posição de representante da extrema direita, o senador teve crescimento expressivo nas redes, alcançando um pico de 77 pontos em referência somente ao mês de dezembro. Para efeito comparativo mensal, em agosto a presença digital do senador era estimada em 35 pontos.

De acordo com a Nexus, o IR² Nexus tem metodologia própria que visa observar as performances com base nas frequências de postagens, no alcance e no engajamento, com pesos distintos para cada rede.

Na quarta posição está o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 28,77 pontos. Depois estão o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), 14,46 pontos; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), 13,90 pontos; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), 13,75 pontos; o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), 10,84 pontos; o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PSDB), 9,68 pontos; a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), 8,83 pontos; e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), 7,90 pontos.

Leia também: Para além do “economicismo governamental” https://lucianosiqueira.blogspot.com/2025/07/minha-opiniao_5.html

Nenhum comentário: