15 agosto 2007

Mundo: Negócios de uma guerra suja

No Avante:
Armas dos EUA perdidas no Iraque
. Os militares norte-americanos perderam o rasto a milhares de armas enviadas para o Iraque. A notícia surge na semana em que Bush pediu um reforço dos créditos de guerra.
. Cerca de 200 mil armas, das quais espingardas automáticas modelo AK-47 e pistolas, terão desaparecido misteriosamente no Iraque entre Junho de 2004 e Setembro de 2005.
O material, avaliado em quase 20 mil milhões de dólares, alegadamente destinado a equipar as forças de segurança fiéis ao governo de Bagdad, foi distribuído sem controle e poderá ter nutrido os muitos grupos responsáveis pela violência sectária no país provocando o caos generalizado, um dos argumentos mais recorrentes da Casa Branca para justificar a continuação da ocupação do território.
. Fontes do Pentágono citadas pelo The Washington Post garantem que o número de armas perdidas corresponde a aproximadamente 30 por cento do total enviado para o país nos últimos quatro anos. No terreno, o general David Petraeus comprometeu-se pessoalmente com os esforços de investigação, mas no entretanto sobejam as suspeitas de negócios pouco claros e tráfico envolvendo os norte-americanos.

Nenhum comentário: