Notável invenção humana
Luciano Siqueira
Não mais do que quatro dias aqui na praia me fizeram, pela undécima vez, enaltecer a rede estendida no terraço como uma das mais importantes invenções da humanidade.
No Brasil, por uma questão de justiça e de fama, bem que poderíamos anotar a rede como uma criação cearense.
Porém rápida consulta digital me dá conta de que "a rede de descanso é retratada no Saltério de Luttrell, datado por volta de 1330. A miniatura do manuscrito medieval da Inglaterra prova a existência de redes na Europa antes da descobrimento da América por Cristóvão Colombo", acontecido em 12 de outubro de 1492, precisamente nas Bahamas.
Frustrei-me. O aguerrido povo cearense já me acolheu várias vezes, especialmente quando no período da dura militância clandestina sob a ditadura militar.
Nas terras de Iracema vivi momentos inesquecíveis, compartilhando com militantes como eu a resistência ao regime sanguinário e o sonho da Liberdade.
Verdade que também no Crato fui preso em 1994, e a primeira sessão de tortura aconteceu na vizinha Juazeiro.
Porém ir ao Ceará é sempre um prazer enorme.
Daí a minha escolha emocional, sem rigores históricos, de considerar a rede — essa minha companheira aqui na varanda do apartamento e meu apoio para descanso nas praias por onde andei ao longo da vida — uma invenção cearense.
Imagino José de Alencar bem acomodado numa rede na varanda, caderno pautado e caneta à mão, escrevendo os originais de "A viuvinha", "O guarani" ou "Iracema".
[Ilustração: Berenice Bere]
"O custo de um pequeno gesto" https://tinyurl.com/27mvmzdw
Nenhum comentário:
Postar um comentário