03 março 2007

Balde de água fria

No G1: Política de juros não muda, diz Mantega - A política de juros do governo brasileiro não sofrerá alterações com a saída do diretor de Política Econômica do Banco Central, Afonso Bevilaqua. A avaliação foi feita nesta sexta-feira (2) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. "A política monetária não é feita por um diretor. A política monetária é determinada pelo Conselho Monetário Nacional", afirmou a jornalistas.

A saída de Bevilaqua foi anunciada na noite desta quinta-feira pelo Banco Central. Ele será substituído pelo diretor de Estudos Especiais, Mário Mesquita, que acumulará as duas funções.

A notícia já era aguardada pelo mercado financeiro. Bevilaqua vinha sendo muito criticado pelos empresários e até por membros do governo por causa da alta da taxa básica de juros. O anúncio da saída de Bevilaqua veio um dia após a divulgação do crescimento do PIB em 2006, que avançou somente 2,9% no ano passado, abaixo da média mundial.

Segundo Mantega, a mudança no BC é apenas uma "troca de rotina". "Os diretores ficam algum tempo. Aliás, o Bevilaqua ficou até por mais tempo [quatro anos] do que os demais diretores. Então, é absolutamente da rotina que acontece no Banco Central há muito tempo", afirmou. Perguntado se havia celebrado a saída do diretor, Mantega respondeu: "Estou com cara de comemoração?".

Nenhum comentário: