14 abril 2007

DESTAQUE DO DIA

Lula, a CPI e o PAC

Está no noticiário: Lula teme o óbvio. No caso, que a pretendida CPI do apagão aéreo atrapalhe a votação das MPS relacionadas com o PAC.

Qualquer criança medianamente informada já sabe disso há muito tempo. PSDB, DEM (ex-PFL) e PPS desejam um palanque para fustigar o governo. A crise dos aeroportos é apenas o mote.

Aí tem dois elementos que não podemos desconhecer.

A oposição, momentaneamente perdida, sem força nem ideário, busca a CPI como alternativa de combate ao governo, mas também de reaglutinação. Está no seu direito. Cada um luta como pode.

E a maioria governista, para que serve? Mesmo que o regimento das duas Casas do Congresso permita a obstrução, é incrível como o governo não consegue, nesse caso, fazer valer a maioria que conquistou. Resultado: um problema localizado, ainda que relevante, pode vir ao centro da cena política e ainda de quebra prejudicar a principal iniciativa do governo, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Desta vez não há propriamente aloprados. Mas alguém está falhando, por negligência ou por incompetência mesmo.

Um comentário:

Anônimo disse...

É maioria ou não é? Temo que esses PRs e PMDBs da vida não tenha a consistência desejada no apoio ao governo, e sim resolvam fazer barganha o tempo todo. Só assim se explica que o governa não tenha resolvido o assunto ainda,você tem razão.
Erivan