No Vermelho:
Mês de abril marca os dez anos de existência dos blogs
. O mês de abril de 2007 marca os dez anos do nascimento dos blogs. O diário online de Dave Winer (www.scripting.com), que foi ao ar em abril de 1997, é considerado o primeiro. Nesse meio tempo, a nova ferramenta revolucionou a comunicação nos âmbitos mais diversos, da política às empresas, e colocou em evidência a opinião dos cidadãos.
. O blog se ampliou como instrumento de comunicação por todo o mundo e permitiu que os pensamentos e opiniões de uma pessoa anônima tenham uma influência até então desconhecida. Alguns estudos situam em 73 milhões o número de blogs existentes atualmente, e eles vêm se convertendo em um meio de pressão pública impossível de frear.
. Em termos de política, durante as últimas eleições presidenciais nos Estados Unidos, as equipes dos candidatos – George W. Bush e John Kerry – mobilizaram com êxito a opinião pública, criando correntes por meio de blogs. Na Espanha, os partidos PNV, PSOE e PP imitaram a idéia, e na França, onde as eleições serão realizadas no próximo domingo, os blogs também estão desempenhando um importante papel.
. Já no mundo das empresas, presta-se cada vez mais atenção a esse fenômeno, sobretudo depois que grandes corporações se viram afetadas por crises iniciadas em blogs. Uma das mais conhecidas envolveu a norte-americana Kryptonite, líder de fabricação de cadeados e travas de segurança para motos e bicicletas, em 2004. Quando um blogueiro percebeu que poderia abrir uma das trancas, que era vendida a US$ 100, usando apenas uma caneta Bic comum e colocou em seu blog um vídeo que provava ser possível o "arrombamento", os efeitos foram devastadores para a empresa.
. Em questão de horas, todos os blogs falavam do assunto. A companhia só soube cerca de uma semana mais tarde, quando todos os meios de comunicação já falavam a respeito. A Kryptonite teve um prejuízo estimado de US$ 10 milhões, teve que substituir quase 40 mil cadeados de seu estoque e levou um bom tempo para recuperar sua reputação.
. Há também blogs especializados na análise de produtos comerciais, que são consultados pelos interessados em adquirir tais produtos, e portais que reúnem diversos blogs abordando os mais variados assuntos. O movimento só cresce, assim como a opinião dos usuários e a capacidade de interação que os blogs proporcionam – uma forma mais evoluída dos famosos "fóruns" da web.
Nenhum comentário:
Postar um comentário