18 abril 2007

Etanol: Chaves muda de idéia

No G1:
Chávez volta atrás e vai até comprar álcool do Brasil
. Em março, presidente havia dito que plano de difundir etanol era 'irracional'. Líder venezuelano até pediu a Lula desconto para comprar combustível.
. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta terça-feira (17), ao final da Cúpula Energética Latino-Americana, em Ilha Margarita, na Venezuela, que não é contra a produção de etanol e que seu país vai até importar o produto do Brasil. "Quero esclarecer que nós não estávamos contra biocombustíveis. Queremos importar etanol do Brasil. Além disso, sem taxas."
. Em seu discurso, Chávez dirigiu-se ao presidente brasileiro: "Lula, solicito o melhor preço possível para os próximos dez anos." No início de março, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, criticou a visita de Bush à América Latina - inclusive ao Brasil - e afirmou que o plano de difundir o etanol é "irracional e antiético". "Pretender substituir a produção de alimentos para animais e seres humanos pela produção de alimentos para veículos para dar sustentação ao american style of life (estilo de vida americano) é uma coisa de loucos", disse.
. Hugo Chávez confirmou as declarações do assessor da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, de que o Brasil está renegociando a venda do etanol para a Venezuela. "Nós vendemos etanol e vamos continuar vendendo etanol para a Venezuela para que incorpore cerca de 10% (de álcool à gasolina). As críticas sobre a produção do etanol estão atenuadas em certa medida. O acordo já está sendo refeito e agora é simplesmente uma questão de preço" , afirmou Garcia em entrevista, na segunda-feira (16).

Nenhum comentário: