18 abril 2007

Quebra de braço da energia

No Blog de Jamildo:
Aneel já admite tirar Termopernambuco do custos da Celpe
. Pela primeira vez, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) admitiu mexer na Termopernambuco.
. Aconteceu hoje, na reunião da comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados.
. O superintendente de Regulação Econômica da Aneel, David Antunes Lima, foi o responsável pela quase promessa.
. "Se ficar comprovado que a Termopernambuco não gera a energia que deveria gerar, a Celpe pode ser dispensada da obrigação de adquirir o insumo da empresa, na proporção que está estabelecida no contrato e passar a adquirir a energia no mercado", frisou. No caso, a Celpe seria orientada a comprar energia da Chesf.
. O executivo disse que essa análise será feita até o final do ano, não impactando, assim, o atual reajuste em estudo na agência reguladora.
. No entanto, o próprio executivo desaconselhou a mudança, explicando que a energia no mercado é mais cara, superando os R$ 120 pelo megawatt/hora pagos para a Termopernabuco.
Certamente, não foi uma resposta às criticas ao governador Eduardo Campos, que vem reclamando dos altos lucros da empresa Celpe, controlada pelos espanhóis, mas o dirigente da Aneel bateu neste ponto também, na audiência pública de hoje.
. "Primeiro, uma empresa privada tem que dar lucro. Depois, a Aneel não analisa os reajustes vendo os lucros. Se fosse assim, quando as empresas tivessem prejuízo, iriam querer que a população cobrisse os prejuízos dela. É uma situação que não podemos admitir", explicou, falando em tese e não exatamente sobre a Celpe.

Nenhum comentário: