VIVA A MULHER — ORIGEM DE TUDO!
Chico de Assis
Para além da alegria que sempre nos mobiliza pela passagem do dia à mulher internacionalmente consagrado, o deste ano me faz declarar publicamente meu amor e afeição por este ser, sem o qual nós não teríamos vida, ou melhor dizendo, sem o qual nós não seríamos nada, absolutamente NADA!!!
A cada uma das que estiveram comigo — na condição de mulher ou companheira de lutas da longa trajetória em que já se vai transformando a minha vida —, eu só tenho a dizer duas palavras essenciais: gratidão e amor!!!
Gratidão — pela paciência, companheirismo, amizade com que responderam ou corresponderam a todos os momentos que vivemos juntos — por mais perigosos que eles fossem, em todos os sentidos!
Amor — sem o qual certamente nada teriamos construído e eu não poderia experimentar essa alegria maravilhosa que me permite a condição de vô — de três crianças lindas, cuja pureza de alma e alegria espontânea de viver me dão a certeza de que a humanidade ainda tem futuro!
O poema abaixo — construído alguns anos atrás — tenta dizer tudo isso, na linguagem mais cativante, que só a poesia nos permite:
MULHER/MISTÉRIO
Numa hora de recomeços
nada melhor que recomeçar
lembrando de ti mulher
mistério onde tudo começou.
E nos acompanha
do nascimento à morte
ora como bússola
ora nos deixando sem norte.
Não se trata de datas
festivas a comemorar.
Trata-se de decifrar
o enigma que nos deu vida.
E nele nos fez viver
sem perceber o que nos dava
ou sem saber que nunca
o poderíamos decifrar.
VIVA 8 DE MARÇO DE 2024!
DIA INTERNACIONAL DA MULHER!!!
[Ilustração: Scott Harding]
*Advogado, poeta
Arte é vida: Uma obra de Claude Monet https://tinyurl.com/2twscu5m
Um comentário:
Amo seus poemas, amigo. Parabéns.
Postar um comentário