21 junho 2024

China x União Europeia

Se a União Europeia exercer o controle comercial, como poderá a China sofrer o golpe?

Global Times


A União Europeia (UE) ainda apoia o comércio livre? Ou está empunhando o bastão comercial contra a China? O mundo está observando isso com grande preocupação. Desde outubro de 2023, a UE tem introduzido continuamente medidas restritivas ao comércio e ao investimento contra a China, que ascenderam a 41 itens até agora. Em apenas nove dias, de 16 a 24 de maio, a UE lançou cinco novas investigações anti-dumping contra a China, envolvendo 1,71 mil milhões de dólares. A frequência e a densidade atingiram níveis recordes. Na investigação da Comissão Europeia (CE), a UE abusou de medidas restritivas e violou flagrantemente as regras e padrões da OMC, comprometendo o princípio do comércio justo e livre. Também provocou preocupação generalizada na comunidade internacional.

Quem realmente iniciou a disputa? Vamos dar uma olhada nos seguintes fatos. Em 13 de setembro de 2023, no discurso sobre o Estado da União Europeia, a Presidente da CE, Ursula von der Leyen, lançou um "ataque surpresa" à China ao anunciar publicamente que lançaria uma investigação anti-subsídios às importações de veículos eléctricos (EV ) provenientes da China, sem notificação prévia, em conformidade com as regras da OMC. Posteriormente, a UE expandiu rapidamente o âmbito e a intensidade das investigações comerciais contra a China, reforçou a introdução de vários tipos de medidas restritivas do comércio e lançou o Regulamento sobre Subsídios Estrangeiros e as investigações do Instrumento de Contratos Internacionais contra a China. Numa altura em que as relações económicas e comerciais entre a China e a UE deveriam estar a desenvolver-se positivamente, a UE não só exerceu o bastão comercial, mas também tentou culpar a China por instigar disputas comerciais. No entanto, está claro quem é o verdadeiro instigador.

Como vítima inocente desta disputa, a China não optou por retaliar imediatamente de forma recíproca, mas mostrou grande contenção e boa vontade e defendeu a resolução de conflitos através do diálogo e da negociação. Até agora, a China comunicou com as instituições da UE e 16 Estados-membros, incluindo a Alemanha e a França, mais de 80 vezes através de reuniões, conversações, telefonemas e cartas. Entre eles, só os líderes chineses comunicaram nove vezes com os líderes das instituições da UE, enquanto o Ministério do Comércio da China conduziu mais de 60 intercâmbios de trabalho a nível ministerial com instituições da UE, Estados-membros e empresas importantes. É claro que, ao lidar adequadamente com as diferenças comerciais entre a China e a UE, a China demonstrou de facto sinceridade suficiente e realizou um trabalho aprofundado.

Face à repressão comercial da UE, as empresas chinesas também mantiveram a contenção. Eles não apenas iniciaram ativamente a comunicação, mas também fizeram tudo o que podiam para cooperar proativamente com a investigação. Por um lado, representantes de organizações industriais, incluindo a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis e a Câmara de Comércio Chinesa para Importação e Exportação de Máquinas e Produtos Electrónicos, viajaram muitas vezes para a Europa após o lançamento da investigação, reuniram-se com importantes empresas automóveis e funcionários responsáveis ​​pela investigação da CE, participaram nas audiências e realizaram activamente trabalho de comunicação e lobby. Por outro lado, as empresas de veículos eléctricos da China ainda tentam o seu melhor para cooperar com a investigação da UE, embora estejam bem cientes de que isso trará impactos negativos para o funcionamento normal dos seus negócios. De Janeiro a Março, a SAIC Motor, a Geely e a BYD, como empresas-alvo da investigação anti-subsídios da UE, mobilizaram milhares de pessoas para cooperar proactivamente com as 14 visitas de verificação da CE para investigação, que demoraram vários meses e estão repletas de sinceridade.

No entanto, a sinceridade da China e a cooperação das empresas chinesas não encontraram a compreensão e a boa vontade da UE. Em vez disso, levou a UE a expandir as suas restrições ao comércio e ao investimento com a China, a agravar a situação de forma imprudente e a fugir abertamente da responsabilidade. Em primeiro lugar, os tipos de restrições comerciais e de investimento da UE à China têm vindo a alargar-se e, desde Outubro, as indústrias envolvidas passaram dos veículos eléctricos aos produtos siderúrgicos, aos materiais de construção, às matérias-primas industriais e aos dispositivos médicos, entre muitas outras áreas. Em segundo lugar, o dinheiro envolvido nas investigações da UE também aumentou, atingindo 28,4 mil milhões de dólares, o valor mais elevado da história. Por último, a UE também tem praticado o truque de "um ladrão que grita 'pare, ladrão!'", divulgando repetidamente relatórios falsos sobre as chamadas distorções significativas na economia da China, numa tentativa de confundir o público e transformar as investigações comerciais ilegais em nas chamadas ações justas.

A China e a UE deveriam ser uma força construtiva para manter a ordem global de comércio livre, mas a acção flagrante da UE de "retroceder" interferiu seriamente nas actividades económicas e comerciais normais das empresas chinesas na Europa, minou o ambiente da China-UE cooperação económica e comercial e pôs em perigo a ordem mundial de comércio livre. Na investigação anti-subsídios da UE contra os VE da China, os motivos políticos substituíram a justiça comercial e tornaram-se a “bússola” das ações da UE. Sob a orientação de objectivos políticos, todo o procedimento de investigação está destinado a ser injusto e pouco transparente, existindo mesmo manipulação artificial e provas “personalizadas”. Além disso, a UE abusou do seu poder de investigação para recolher segredos técnicos, comerciais e operacionais essenciais de empresas chinesas em áreas como formulações de baterias, custos de produção, canais de vendas, configuração da cadeia de abastecimento e informações de financiamento.

A boa vontade e a sinceridade da China não devem ser abusadas, e a sua contenção e cooperação não significam que deva ser tolerante e incompetente. A China não tem intenção de travar uma guerra comercial com qualquer economia, mas face às repetidas e crescentes provocações da UE, o país é obrigado a salvaguardar os seus próprios direitos e interesses, corrigir os erros da UE e proteger os interesses legítimos das empresas chinesas. A atitude da China é, de facto, muito clara: as relações China-UE devem ser correctamente posicionadas como parceiros, o tema principal deve ser a cooperação e as perspectivas de desenvolvimento devem ser vantajosas para todos. É agora a vez da UE pensar cuidadosamente e fazer escolhas sobre o futuro das relações económicas e comerciais China-UE.

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