Generoso cappuccino
Luciano
Siqueira
instagram.com/lucianosiqueira65
Tento compreender à
luz da teoria marxista sobre a mercadoria e não consigo.
Imagino as leis da
concorrência no mercado, fico em dúvida.
O fato é que na
maioria dos cafés o capuccino pequeno é servido em xícara tão pequena que se
você não ingerir de um gole só fica difícil sentir o gosto.
Mas a cafeteira aqui
acoplada ao supermercado serve um capuccino cremoso pelo mesmo preço em xícara
grande. Dá para saborear em alguns goles prazerosos.
Onde está embutido o
lucro? Ou será um chamariz para superar a concorrência?
Até a
pré-adolescência ajudei na bodega dos meus pais e ouvia comentários sobre margem
de lucro de uma simples dúzia de ovos aos centímetros de sianinha.
Mas nunca assimilei,
na prática, a noção primária da margem de lucro. Mesmo nos poucos anos em que
sobrevivi como artesão — ao sair da cadeia e retomar o curso de medicina na
UFPE — e vendia nossas bolsas de couro na feira de Boa Viagem.
O fato é que me sinto
muito bem saboreando aqui esse cappuccino cremoso grande pelo preço de um
pequeno. Iludido? Talvez...
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