02 abril 2007

A autoridade do presidente

No Conversa Afiada, por Paulo Henrique Amorim:
“QUEM MANDA NA AERONÁUTICA É O PRESIDENTE DA REPÚBLICA”
. O diretor-adjuto da revista Carta Capital e roteirista do filme “quando, como e por que se depõe o presidente – sobre o golpe de 64”, Mauricio Dias, lembrou em entrevista a Paulo Henrique Amorim nesta segunda-feira, dia 02, que, segundo a Constituição, o Presidente da República é o chefe supremo das Forças Armadas (clique aqui para ouvir).
. Dias disse que o poder civil se sobrepôs ao poder militar quando o Presidente Lula mandou revogar a decisão do comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, de prender os controladores de vôo que movilizaram uma greve. “[Lula] mandou revogar essa decisão com a autoridade de chefe do comandante da aeronáutica”, disse Mauricio Dias.
. Mauricio Dias disse que a comparação feita pelos jornais entre episódio e a quebra da hierarquia militar no automóvel Clube, em 1964, que precedeu a queda do então presidente João Goulart "é uma forçação de barra absoluta” . “É uma tentativa de atiçar lenha na fogueira”, disse Dias.
. O diretor-adjunto da Carta Capital lembrou que no governo Lula, “pela primeira vez, o nome do ministro da Defesa não foi anunciado simultaneamente aos nomes dos comandantes militares”. O presidente Lula confirmou primeiro o nome do ministro Waldir Pires na Defesa e só depois anunciou os novos comandantes militares.
. O presidente Lula tirou o controle de tráfego aéreo do comando militar e o entregou para o poder civil.
. Leia a íntegra da entrevista com o jornalista Maurício Dias, da Carta Capital clicando aqui http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/424001-424500/424483/424483_1.html

Nenhum comentário: