No Vermelho:
"CartaCapital": Mídia sofreu duas derrotas
A CartaCapital desta semana é destaque no site Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim. A revista traz uma reportagem que trata do "estrondoso silêncio" com que a grande mídia acolheu a pesquisa Doxa (Iuperj) sobre o comportamento dela própria - a mídia - nas eleições presidenciais de 2006.
E já que a mídia não tratou da pesquisa que mostra que Estadão e O Globo são os veículos de comunicação mais anti-Lula, a CartaCapital publicou quatro opiniões sobre a pesquisa do Doxa: dos cientistas políticos Wanderley Guilherme dos Santos e Marcus Figueiredo, do sociólogo Marcos Coimbra e do antropólogo Otavio Velho.
Marcos Coimbra disse que "a chamada 'grande imprensa' sofreu dois tipos de derrota em 2006". A primeira derrota foi da imprensa de direita, na luta ideológica. A outra derrota foi a sobrevivência de Lula ao chamado escândalo do mensalão. Para Wanderley Guilherme dos Santos, "Lula jamais será confiável às elites tradicionais brasileiras".
Marcus Figueiredo disse que "a elite brasileira não agüenta ver um nordestino retirante, metalúrgico, de esquerda, ser presidente e ter o sucesso político que Lula tem". Otávio Velho destacou "a prepotência da chamada 'grande imprensa' na defesa de interesses de classe".
Leia a matéria na íntegra clicando aqui http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=20682
Nenhum comentário:
Postar um comentário