22 junho 2022

Bom sinal

Lula venceria Bolsonaro hoje por 52% a 35%, diz pesquisa

Vantagem obtida agora por Lula – de 17 pontos percentuais – é a maior desde fevereiro
André Cintra, Vermelho www.vermelho.org.br

 

Nova rodada da pesquisa PoderData aponta uma vantagem maior de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) na corrida presidencial. Segundo o levantamento, feito de 19 a 21 de junho e divulgado nesta quarta-feira (22), o ex-presidente venceria hoje o atual mandatário num eventual segundo turno por 52% a 35%.

A vantagem obtida agora por Lula – de 17 pontos percentuais – é a maior desde fevereiro. Na pesquisa anterior, era de dez pontos (50% a 40%). Conforme lembra o Poder360 – que divulgou a pesquisa com exclusividade –, “o atual presidente caiu 5 pontos percentuais nos últimos 15 dias”.

Com relação ao primeiro turno, Lula e Bolsonaro oscilaram dentro da margem de erro, mas a distância numérica entre eles cresceu. O petista passou de 43% para 44%, e o ex-capitão, de 35% para 34%. Com isso, a pontuação de Bolsonaro é praticamente a mesma nos dois turnos.

Leia tambémLula e Alckmin lançam diretrizes programáticas, com unidade histórica de sete partidos

Também pontuaram Ciro Gomes (PDT, 6%), André Janones (Avante, 2%), Simone Tebet (MDB, 1%), Luciano Bivar (União Brasil, 1%) e José Maria Eymael (DC, 1%). Outros cinco candidatos – Luiz Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Pablo Marçal (Pros), Leonardo Péricles (UP) e Vera Lúcia (PSTU) não chegaram a 1%.

Nos recortes da pesquisa, segundo o Poder360, “o desempenho de Lula no 1º turno é melhor na faixa etária de 16 a 24 anos (46%), entre o público feminino (49%) e com quem recebe até 2 salários mínimos (47%)”. Seu melhor desempenho regional é no Nordeste (58%). Já Bolsonaro tem suas melhores pontuações “entre os homens (43%), os que têm de 45 a 59 anos (38%) e os que cursaram até o ensino médio (39%)”.

O PoderData ouviu por telefone 3 mil eleitores, de 302 municípios, em todos os estados brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

.

A gente se encontra em várias trincheiras https://bit.ly/3vhYCww

Nenhum comentário: