Ciência Hoje Online:
Epidemiologista mostra por que a descoberta do sanitarista brasileiro foi um caso único na história
. O intervalo de tempo entre dezembro de 1908 e abril de 1909 é um marco na história da medicina. Nesse breve período, o médico sanitarista brasileiro Carlos Chagas descobriu uma nova espécie de parasita, o vetor que a transmite a outros animais e a enfermidade causada pelo contato de humanos com esse microrganismo.
. O centenário da descoberta dessa doença é o tema do Estúdio CH desta semana. Nosso convidado é o epidemiologista José Rodrigues Coura, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz. Ele coordena um grupo que estuda a doença de Chagas e outras doenças parasitárias, como a esquistossomose e a malária.
. Coura explicou em detalhes a descoberta de Carlos Chagas, a partir das observações feitas por ele na cidade de Lassance, no noroeste de Minas Gerais. Chagas descobriu primeiro o barbeiro que transmite o parasita causador da doença e, a partir do inseto, identificou esse microrganismo e a doença provocada por ele. Coura destaca que esse é um caminho incomum na história da medicina – em geral, parte-se do estudo da doença para se identificar o agente causador.
. O epidemiologista mostrou ainda como a expansão da doença no Brasil no último século esteve intimamente ligada ao desmatamento e à conseqüente expansão da área de ocorrência do barbeiro vetor dessa enfermidade. A entrevista discutiu ainda aspectos atuais do tratamento e da prevenção da doença de Chagas – mal que atinge de 12 a 14 milhões de pessoas na América Latina.
. Para ouvir a entrevista com José Rodrigues Coura, clique aqui para ouvir o programa on-line e assiná-lo para recebê-lo automaticamente sempre que uma nova edição for ao ar.
Clique aqui para ouvir outras edições do Estúdio CH
Clique aqui para ouvir outras edições do Estúdio CH
Nenhum comentário:
Postar um comentário