A construção coletiva das idéias é uma das mais fascinantes experiências humanas. Pressupõe um diálogo sincero, permanente, em cima dos fatos. Neste espaço, diariamente, compartilhamos com você nossa compreensão sobre as coisas da luta e da vida. Participe. Opine. [Artigos assinados expressam a opinião dos seus autores].
19 abril 2007
Fernando Figueira em vídeo e livro
. Hoje, às 19 horas, no Hospital Pedro II, rua dos Coelhos, 450, Boa Vista, o IMIP está convidando para o lançamento do livro Fernando Figueira - O homem que arrastou rochedos, do jornalista e escritor Cícero Belmar; e documentário Fernando Figueira: o médico humanista, do cineasta Amin Stepple.
. O professor Fernando Figueira fundou o IMIP. Catedrático de Pediatria da antiga Faculdadde de Medicina da UFPE, marcou a formação de incontáveis médicos.
. Presidiu em 1969 uma Comissão de Inquérito para examinar o pedido de exclusão do curso Médico de 37 alunos acusados pelo general Souto Malan, comandante do então IV Exército, e proferiu um relatório que éuma belapágina da resistência à ditadura militar e em defesa da autonomia universitária.
. Submetido à Congressão da Faculdade, o relatório converteu-se na peça de sustentação de uma decisão memorável: por unanimidade, decidiu-se que nenhum aluno seria punido.
. Entre os acusados de subversão estava esse amigo de vocês, que viria a ser cassado, proibido de estudar em qualquer universidade brasileira, juntamente com os colegas Marcos Burle e Alírio Guerra, através de ato assinado pelo vice-diretor Artur Coutinho, em junho, quando professores e alunos estavam de férias.
. Fernando Figueira foi mestre em pediatria e em luta pela Liberdade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário