Como driblar as fake news
nas eleições?
Desconfie e verifique as mensagens
que passam a sensação de urgência
Thiago
Rondon, Folha de S. Paulo
As
campanhas já estão nas ruas em uma das maiores eleições democráticas do mundo. Vamos
eleger os futuros representantes nos municípios, onde estão nossas necessidades
mais próximas, com o apoio de cerca de 2 milhões de mesários.
Isso tudo
ocorrerá ao mesmo tempo em que vivemos duas crises profundas: a primeira é a pandemia de Covid-19, que gerou uma crise sanitária e
econômica sem precedentes na nossa recente história; e a segunda é a desinformação acelerada
pelo uso das redes
digitais.
A desinformação
sobre o processo eleitoral no ambiente digital é sofisticada e
operada por atores profissionais que compreenderam como atuar para propagar
mensagens com interesses velados e que resultam na distorção da liberdade do
voto. Os efeitos por desinformação no ambiente digital ainda são complexos de
serem debatidos e estão desafiando nações ao redor do mundo, pois é fundamental
a preservação e manutenção de direitos como da liberdade de expressão nas
redes.
Esse problema
não será resolvido apenas com a ação de especialistas em tecnologia ou
comunicação, ou mesmo pelo
Legislativo ou Judiciário. Não devemos esperar ou aguardar uma
solução pelo tempo: este é um desafio que necessita de ações e
envolvimento de toda a sociedade. Nesse sentido, é fundamental
compreender os incentivos que o território digital oferece para que as
informações circulem de maneira tão rápida e direcionada.
Um deles é o
acesso facilitado para explorar vieses cognitivos dos usuários na rede, seja
por algoritmos ou pela velocidade de propagação que as plataformas permitem.
Como, por exemplo, o viés de confirmação, que pode ser definido, de maneira
simplista, como a tendência de privilegiarmos informações, independentemente de
serem elas verdadeiras ou falsas, em razão de nossas crenças já
preestabelecidas.
Outro incentivo é o “microtargeting”: uma vez que as pessoas
estão divididas por suas escolhas e preferências em grupos (bolhas) na rede, o
envio de mensagens pode ser cada vez mais segmentado com base nas crenças de
cada “bolha”. Essa facilidade permite que uma mensagem seja direcionada de
diversas maneiras para diversos grupos.
A pandemia
também acelerou a digitalização das democracias ao redor do mundo. As
instituições estão sendo obrigadas a se comunicar nessa divisão e de novas
formas —e no processo eleitoral é fundamental o acesso à informação precisa.
Está claro que as informações que circulam no ambiente digital impactam nossos
hábitos e a maneira pela qual nos relacionamos e participamos do debate
público.
Nos últimos
30 anos já elegemos no Brasil representantes de diversos pontos do espectro
político, para diversos cargos, e contamos com credibilidade e agilidade neste
processo como poucas democracias no mundo. Devemos atuar juntos para que
informações sobre a crise sanitária e o processo eleitoral sejam espalhadas por
milhares de brasileiros engajados para a construção de um território digital
mais saudável e que impacte nossas escolhas no progresso e desenvolvimento de
nossos municípios.
Há
diversos dispositivos que foram atualizados para 2020 para amenizar os
incentivos negativos no ambiente digital, como a vedação do disparo em
massa e a responsabilidade por verificar as
informações que irão circular na rede por candidatos e
partidos.
A
participação de todos nesse processo é essencial: busque informações corretas,
do maior número de fontes possível e converse sobre o assunto em casa e com
todos com quem estiver conectado. Esse é o mote do projeto #euvotosemfake, que
o TSE (Tribunal
Superior Eleitoral) desenvolverá nas eleições deste ano.
Não deixe de
desconfiar e verificar uma mensagem que passe a sensação de urgência. Leve seu
título de eleitor no seu celular pelo aplicativo e-título da Justiça Eleitoral,
siga as redes digitais do TSE e do Tribunal Regional Eleitoral de seu estado. É
importante que todos se empenhem em resolver esse desafio tão complexo. Só
combateremos a desinformação com informação de qualidade.
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