22 agosto 2024

Minha opinião: campanha

O povo quer falar e precisa ser ouvido 

Luciano Siqueira   

Agências especializadas põem uma lupa para avaliar a relação entre intenções de votos captadas nas primeiras pesquisas eleitorais e a dimensão da presença de cada candidato nas redes sociais. 

Existe uma tendência espontânea a estabelecer uma relação direta entre volume de seguidores e intenções potenciais de voto. 

Mas não parece ser assim. Por diversas razões. 

 

Uma delas é que não basta ter milhares de seguidores, é preciso que exista interação — essa espécie de diálogo cibernético que aproxima o seguido dos seguidores.

Outra é que nem sempre quem angaria prestígio e audiência nas redes com determinado perfil é suscetível de transferir essa influência quando pretende cumprir outro papel, no caso, ocupar o cargo de prefeit@ ou vereador@.

Em paralelo, é preciso que a campanha direta junto ao eleitorado vá além da difusão do nome e do número do postulante através da propaganda visual maciça. 

Em algum grau é preciso que segmentos expressivos do eleitorado se identifiquem com aquela candidatura. 

Em outras palavras, nada substitui nem dispensa o contato direto com o povo, tanto do postulante ao cargo, quanto de sua militância ativa.

A campanha pela reeleição da vereadora Cida Pedrosa, no Recife, exercita essa combinação de trincheiras com muita sinceridade e eficiência.

Parte da convicção de que o povo quer falar e precisa ser ouvido.

Leia também: https://lucianosiqueira.blogspot.com/2024/05/minha-opiniao_11.html

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