10 agosto 2019

A aposentadoria excludente que inspira o Brasil



“Seguridade Excludente – A aposentadoria que inspira o Brasil”, o documentário produzido pelo GGN sobre o sistema capitalizado de Previdência no Chile, está disponível na TV GGN a partir deste sábado, 10 de agosto. A produção integra uma cobertura especial, #OExemplodoChile, que ao longo de dois meses acompanhou o cenário do País e trouxe uma série de reportagens especiais.
O documentário mostra como funciona o modelo de capitalização da Previdência que o governo de Jair Bolsonaro quer instalar no Brasil. O conceito foi criado no Chile nos anos 1980, em plena ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), com uma equipe de economistas que trouxeram da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, a inspiração neoliberal.
E, por isso, decidimos ir ao Chile para aprender com o País a experiência prática dos 930 mil aposentados que hoje representam o empobrecimento da população: 80% deles, com um subsídio estatal criado há pouco mais de 10 anos, recebem menos que o salário mínimo, e 44% dos aposentados estão abaixo da linha da pobreza.
Com produção, roteiro e câmera por Patricia Faermann, edição de Nacho Lemus e coordenação de Lourdes Nassif, o documentário também explora, na outra ponta deste controverso sistema, como as empresas responsáveis por gestionar as contribuições dos trabalhadores, as chamadas Administradoras de Fundos de Pensões (AFP), acumulam riquezas.
O exemplo do Chile foi usado para diversos países na América Latina e no mundo, com a publicidade do Banco Central e de outras instituições, como o Fundo Monetário Internacional, no fim dos anos 1990 e início dos anos 2000, modificarem seus sistemas de repartição solidária e adotarem a capitalização das contas individuais. Quase quatro décadas depois, os resultados mostraram o fracasso do modelo, que hoje pode ser aplicado no Brasil.
Bom proveito!
Acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2YLG8YV Leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF

Nenhum comentário: